O Gestar II tem sido um diferencial na vida dos professores cursistas, dos formadores e consequentemente na minha vida também, que sou a coordenadora pedagógica do curso. É prazeroso poder observar a empolgação de todos nas oficinas, na aplicação dos “Avançando na Prática” e nos estudos individuais, percebido através das discussões nas oficinas e das visitas que foram feitas no decorrer do programa.
Quanto as formadoras, vale precisar todo o esforço, as elucubrações, o dinamismo e a criatividade a cada oficina. Isso era perceptível nos cursistas que ficavam ansiosos para saber qual dinâmica seria utilizada para a divisão de grupos, qual seria o “mimo” – lembracinha que entregávamos a todos nas oficinas) e como seria apresentado o conteúdo. Foi notório o crescimento de Fabiana, Cristiane (Língua Portuguesa) e Eliene (Matemática), o empenho em pesquisar, fazer as visitas aos cursistas em suas Unidades Escolares, registrar tudo minuciosamente, todos os progressos e as dificuldades.
Acredito como afirma o Marco Bagno, que “ensinar a aprender é criar possibilidades para que uma criança chegue sozinha às fontes de conhecimento que estão a disposição na sociedade”, e o Gestar faz isso. Proporciona aos professores uma forma de ensinar totalmente democrática, dinâmica e de acordo com o contexto social em que a escola está inserida.
Infelizmente alguns desistiram no caminho. O grande poeta Carlos Drumond de Andrade já dizia: “tinha uma pedra no meio do caminho”, muitos tropeçam, caem e desistem; outros levantam, seguem adiante e com as pedras constroem belíssimos castelos.
Não conseguimos terminar o Programa em 2009, pois muitos foram os contratempos. Realizamos as oficinas aos sábados e no Calendário Escolar do município constam alguns sábados letivos que fez com que algumas oficinas fossem adiadas.
Temos a missão em 2010 de continuar! Serão oito oficinas, uma vez que já realizamos doze, sendo duas oficinas por mês, que começarão em fevereiro de 2010.
Gostaria que todos acompanhassem o nosso sucesso, pois posso assegurar que o Gestar tem dado certo, a prática pedagógica em sala de aula de muito professores tem mudado, os alunos estão aprendendo mais e melhor.
Voltando ao Drumond e com licença poética posso dizer:“HÁ AMOR NO MEIO DO CAMINHO”!!!
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário